Quando o arquiteto Oscar Niemeyer , em um almoço informal com o então Prefeito de Niterói, Jose Roberto Silveira , traçou no guardanapo, os primeiros riscos de um desenho que o próprio artista chegou a comparar com um disco voador , ninguem poderia imaginar que em uma tarde no final da década de 80, em uma das mesas do Restaurante Jambeiro , no Ingá , estaria nascendo o Museu de Arte Contemporãnea de Niterói, um dos mais prestigiados do mundo , na atualidade.
Inaugurado no dia 2 de setembro de1996 , o MAC passou em pouco tempo a ser o principal cartão postal da cidade , desbancando o antigo símbolo Araribóia. O espaço possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Santtamini, constituindo - se na segunda maior coleçao de arte contemporãnea do Brasil.
Construído no Mirante da Boa Viagem , na orla de Niteroi , com sua fachada futurista, possibilita que o visitante desfrute de um belo visual tanto por fora do museu, a partir do pátio ou por dentro pelo anel de vidro das janelas que divide o gigantesco prato de concreto , em duas faixas.
Quem vê o MAC da Praia de Icaraí consegue ainda admirá-lo mais ao notar que ele compõe um cenário único ao lado do Pão de Acucar e do Cristo Redentor, conhecidos e admirados em todo mundo.
Um verdadeiro privilégio para o morador de Icaraí , ou visitantes de outros bairros, de outras cidades e até de outros estados do Brasil . Afinal , não é em qualquer lugar que pousa um belo " disco voador " projetado pelas mãos geniais do arquiteto maior , Oscar Niemeyer. Um orgulho verdadeiro para o Brasil e um presente de grande valor para nossa cidade.